05/2003
Califórnia 120 na Tecnogold

 

"Acreditamos que é preciso arriscar e surpreender, valorizar e incentivar quem vive e experimenta o novo. No Califórnia 120 estimulamos a diversidade de pontos de vista. Falamos de coisas que nos interessam: filosofia, saúde, trabalho, dinheiro, ecologia, artes, sexualidade e beleza. Queremos ver e viver a vida com alegria e manifestá-la através da arte da joalheria".

 

Essa mensagem refletiu o espírito do Califórnia 120 - Ateliê de Joias, e estava impressa no painel de entrada do seu estande na 7ª Tecnogold 2003 - Feira Internacional de Máquinas e Tecnologia para o segmento de Jóias, Gemas, Bijuterias e Metais Preciosos, realizada de 04 a 06 de agosto, no Frei Caneca Convention Center, em São Paulo. Foram apresentados desenhos, fotografias, jóias e moldes em cera de 32 alunos do Ateliê, além de peças dos professores Michael Striemer, Jaime Silva e Sybila Simonek.

 

Para Michael Striemer, diretor do Califórnia 120, "a nossa participação na Tecnogold teve o objetivo de mostrar o potencial criativo de alguns alunos iniciantes e outros mais adiantados". Segundo ele, "é importante que os profissionais da indústria de jóias conheçam o trabalho desses designers e artistas e saibam que estes estão sendo preparados para desenvolver suas próprias peças desde a criação até o acabamento final, com visão e conhecimento do processo de produção de uma jóia". Os alunos do Ateliê também participaram da concepção e montagem das vitrines. "É muito importante que se aprenda a produzir um ambiente adequado para expor e valorizar uma jóia. E o resultado foi muito enriquecedor", finalizou.

 

Participaram os alunos: Alexandre Spoladore; Andrea Goldman; Ane Maciel; Arianne Thrall; Babhy Yabico; Belara Calixto; C. Pavanini; Camila Ferraz Lima; Carol Ladessa; Daniel Ponso; Daniela Lugato; Fernando Takase; Flávia Gerab; Gianina Marques; Hong; Irany Pedreira; Jaqueline Penhalber; Kátia Yokoyama; Leonardo Oliveira; Lorena Consuelo Artioli; Lúcia Machado; Luciana Franco; Márcia Verza; Mariana Amorim; Midália Sousa; Miki; Renata Ferraz Lima; Sabrina Bevilacqua; Tatiana Roxo; Yara de Puccio; Yuki; e Zé Roberto Wolff.

 

A concepção e montagem do estande ficaram a cargo de Leonardo Oliveira, da empresa Cenotécnica, que teve muita criatividade e a ousadia de apresentar um estande totalmente diferente dos demais: completamente decorado em preto, reforçando o brilho das jóias expostas nas seis vitrines iluminadas individualmente.

O Califórnia 120 - Ateliê de Jóias foi criado em 2002 pelo artista plástico joalheiro Michael Striemer com o objetivo de oferecer aulas personalizadas de joalheria, utilizando diversos tipos de gemas e metais. A ênfase do Ateliê é para que o aluno crie suas próprias peças e as desenvolva a partir das técnicas básicas de joalheria aprendidas em aula. Os alunos aprendem a ligar e laminar os metais além das técnicas de serra, lima, solda, polimento e utilização de alicates, entre outras.

 

Artista que produziu a peça e desenho da foto : Daniela Lugato

 

Fotos do estande: José Amaral da jóia e desenho: Sabrina Bevilacqua

01.jpg
01.jpg

02.jpg
02.jpg

03.jpg
03.jpg

01.jpg
01.jpg

1/3